quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Importando dados XML de Notas Fiscais Eletrônicas NFe

Controle de estoque por XML

Nessa Sequência de vídeos mostro como configurar a planilha para importação de dados XML de notas fiscais eletrônicas e trabalhar os dados para controlar o estoque de produtos.

link: compartilhado via Google Drive:


Vídeo aula 28 - Parte 01 - Importando XML de notas fiscais para controle de estoque com listview

O primeiro passo para configurar a planilha e fazer a importação do arquivo XML através do menu Dados > Obter Dados > De Outras Fontes > Da Importação de Dados XML...(Imagem 01) Após selecionar o arquivo o excel vai pedir para criar um esquema XML com base nos dados do código fonte. Basta confirmar a solicitação e selecionar o local onde os dados serão mostrados. Recomenda-se destinar uma guia da planilha exclusivamente para receber esses dados.

Imagem 01. Importando dados XML para planilha.

Após a importação normalmente acontece de algum erro, (Imagem 02), dependendo do esquema xml importado, porém pode ser ignorado....
Imagem 02. Erro na importação do XML.

O próximo passo é configurar a tabela XML, para isso basta clicar com o botão direito do mouse sobre a tabela importada e selecionar as propriedades do mapa XML, conforme imagem 03 abaixo.
Nessa janela é importante observar a opção de atualização... existem 2 possibilidades. Os dados podem ser sobrescritos ou acrescentados. Na planilha em questão vamos selecionar a opção de acrescentar dados as tabelas existentes. Dessa maneira a cada atualização da tabela novos dados serão acrescentados formando um histórico de importação.

Imagem 03. Configuração do esquema XML
 Após a configuração das propriedades deve-se visualizar o código fonte do XML importado, Imagem 04. Como o esquema XML é muito extenso devemos apagar todas as colunas que não serão úteis ao trabalho... observe que a medida que for eliminando as colunas o código-fonte XML vai sendo tirado do negrito, ficando somente os dados que serão importados na próxima atualização da tabela. Conforme pode verificar no vídeo restaram 27 colunas das 129 importadas no esquema.


Vídeo aula 28 - Parte 02 - Importando XML de notas fiscais para controle de estoque com listview

Após a primeira etapa, foi criado o form, como na Imagem 05, esse formulário utiliza um recurso chamado listview que não é uma ferramenta nativa do VBA, e dessa forma deve ser acrescentado a caixa de ferramentas. O formulário vai conter os códigos para importação dos dados XML para dentro da listview e o tratamento dessas informações para posterior entrada ou saída do estoque...

Imagem 05. Formulário de entrada dos dados XML
 Para adicionar a ferramenta Listview, basta dar um clique com o botão direito sobre a caixa de ferramentas, selecionar controles adicionais e marcar a opção conforme Imagem 06. Esse processo pode não ser tão fácil pois acontece em muitas máquinas não conter o Microsoft WindowsCommon Controls 6.0 (SP6)
Imagem 06. Inserindo o controle Listview.

Nesse caso deve-se buscar o arquivo .OCX que possui essa referência, fazer a instalação (colar o arquivo mscomctl.ocx  dentro da pasta C:\windows\system32). O arquivo pode ser encontrado no site da Microsoft no seguinte link http://search.microsoft.com/en-us/results.aspx?q=mscomctl.ocx .

Imagem 07. Selecionando a Referência  Microsoft WindowsCommon Controls 6.0 (SP6)

Após esse procedimento, entrar no menu ferramentas do VBA ir em Referências e selecionar então o  Microsoft WindowsCommon Controls 6.0 (SP6) (Imagem 07).  Refazer o procedimento da Imagem 06 para adicionar o controle Listview a caixa de ferramentas.

Os demais vídeos mostram os procedimentos e codificação VBA para fazer a aplicação fazer a entrada ou a baixa do estoque.

Vídeo aula 28 - Parte 03 - Importando XML de notas fiscais para controle de estoque com listview

Vídeo aula 28 - Parte 04- Importando XML de notas fiscais para controle de estoque com listview

Um comentário: